quinta-feira, 8 de março de 2012

Pincéis de Maquiagem – Olhos (Parte 1)

Gente, eu sou a louca dos pincéis, minha coleção é enorme e, apesar de não me orgulhar muito disso, eu admito que sou viciada e sempre acho que vou achar O PINCEL que vai deixar a minha make impecável, e aí sempre acabo comprando mais um. 

Parte da minha coleção (não coube tudo na foto)

Mas é claro que se você é uma pessoa normal e não um participante do programa Os Acumuladores do Discovey Home & Health, logo vai perceber que dá pra fazer um make muito digno com poucos ou nenhum pincel. Esse é o primeiro de alguns posts para falar de pincéis, e como acho que a maioria acha que um bom make tem foco nos olhos (na verdade o mais difícil da maquiagem é a pele, mas isso fica pra outro post) vamos começar a falar deles.

Existem pincéis de olhos para quase tudo, aplicar sombra, esfumar, delinear, sombrear, misturar...enfim você pensa em algo para fazer nos olhos e tá lá um pincel, mas tudo isso é mesmo necessário? Não, não é. Então eu vou dividir o post em três partes, os pincéis que eu acho essenciais, aqueles que são úteis e aqueles que são apenas um luxo a mais...caso você queira ir mais fundo no quesito maquiagem.

Pincéis que eu considero essenciais para olhos: são apenas dois, um para aplicar sombra e um para o côncavo.

O pincel de aplicar sombra que eu uso é aquele arredondado, bem cheinho e denso (mas flexível). É o pincel mais comum para aplicar sombra e também serve para misturar cores e esfumá-las (apesar de existirem os próprios para esse trabalho). Você encontra esse pincel em marcas como Contém 1G, Natura, Boticário, Avon, e também em perfumarias e farmácias (marcas como Prada, Ariana, Proart, entre outras). Na internet, existem zilhões de opções (colocarei alguns links de sites em que eu compro no final do post).  Enfim você acha muito fácil e tem opções de todos os preços. 

O que eu mais uso com essa finalidade é esse aqui:
Pincel para  sombra Elf Cosmetics

O pincel da Elf (marca americana feita na China) é muito bom e custou apenas 1 dólar, como era muito, muito barato, comprei logo um monte e não me arrependi. Ele não deixa nada a desejar comparado ao 239 da MAC (um dos mais, ou talvez o mais, famoso pincel desse estilo que eu conheço e que no Brasil custa mais de 100 reais). Essa marca não é vendida no Brasil, mas é possível comprar pelo Ebay, pelo Mercado Livre e nessa lojinha aqui, que manda para o Brasil (só tem que ter cartão internacional): http://www.nonpareilboutique.com/elf-eye-shadow-brush.html
 
O outro pincel que eu acho super essencial é o de côncavo. Côncavo é aquela parte mais fundinha do olho,  logo acima da pálbebra móvel, onde normalmente a gente deposita cor escura para dar profundidade ao olhar, como fica visível nessa imagem : https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHTfyYVKeY5LZZCdH8oDrbx7OSA0gqdnR7IngmOGiVbzHkTXOdriJqnIgZik8rhgJmTzoDj3qbOImKjEH5huLC6S6PXvQW8RhcsKPNCOQGjDUlrRahGQOB2WsJXI1iJoxXst6eyLeNgHs/s1600/maquilhagem3.bmp
Para pintar essa parte do olho apenas, e dar um efeito bonito, o ideal é um pincel pequeno, como esse da foto:
219 MAC - Edição Especial de Natal - Kit de Viagem

Esse é o pincel 219 da MAC, que eu uso com esse intuito,e  é uma edição de viagem, que dizem não ser tão boa como a versão normal, mas que para mim serve muito bem. O mais importante, é que ele seja pequeno e afunilado, principalmente para quem como eu, tem olhos pequenos. Esse pincel também serve para esfumar sombra ou delineador, tanto na parte superior como inferior dos cílios, aplicar sombra clara no cantinho interno dos olhos. Pode ter várias funções e combinado com anterior é o suficiente para fazer uma make super linda. Você pode encontrar versões parecidas na Contém 1G,  nas lojas de cosméticos e também pela internet.

Sobre as esponjinhas: são aquelas que normalmente acompanham os estojos de maquiagem, algumas são muito ruins, outras dá pra usar.  Eu não costumo usar, pq elas não duram muito, ficam machadas rapidamente e não acho que dê pra lavar (eu nunca tentei), e como eu uso maquiagem todo dia, acaba não valendo a pena pra mim. Mas para quem usa pouco, quebra bem o galho. Um porém é que só aplicam a sombra, não dá pra esfumar com elas (eu pelo menos, não consigo), então tem que ter um pincel, se quiser conseguir esse efeito.

Alguns links de lojas internacionais que vedem bons pincéis e enviam para o Brasil:



A Sigma tem até atendimento em português, e aceita depósito bancário, então já facilita. (Brasil - Atendimento ao cliente: atendimento@sigmabeauty.com)



Sobre compras internacionais: eu já comprei em todas as lojas citadas acima, e recebi tudo certinho. Para quase todas é necessário ter um cartão internacional, eu compro via PayPal, porque acho mais seguro. É importante lembrar que todas as compras internacionais podem ser taxadas pela Receita, então o ideal é comprar até 50 dólares, no máximo. Eu já comprei inúmeras vezes, e só fui taxada duas vezes, e sempre em compras que excederam esse valor. As compras também podem demorar mais de um mês para chegar, então tem que ter paciência. O ideal é que tivéssemos aqui no Brasil, opções variadas em termos de make, mas infelizmente as marcas nacionais ainda parecem estar engatinhando nesse quesito, assim sempre que as opções nacionais não forem muitas, vou tentar colocar aqui algum caminho alternativo.

Um comentário:

  1. Rapha, adoro a sua coleção de maquiagem. Sempre que tenho oportunidade falo dela para outras amigas amantes de maquiagem também! rs... Continue atualizando o blog. Achei super bacana. Suas dicas são valiosas. Beijos. Nívea.

    ResponderExcluir